REPASSE REPRESENTAÇÃO DISCENTE – ECI – UFMG

REPRESENTAÇÃO

Repasse da Representação Discente da ECI de 2014/2015 é feito pelos Representantes do Colegiado de Biblioteconomia, Arquivologia; pelo Departamento de Teoria e Gestão da Informação (DTGI) e pela Congregação (discentes de Arquivologia e Biblioteconomia). O repasse da Representante do Colegiado de Biblioteconomia, Izabela Stati, foi entregue, mas não repassado, pois ela enviou a ata das reuniões e, segundo o estatuto da UFMG, não é permitido essa divulgação. Existe o diálogo entre os alunos e alunas da ECI e os Professores sobre esse assunto, estamos aguardando um resposta. No mais, manifestamos nossa felicidade e satisfação em perceber o interesse e responsabilidade dos Representantes para com a comunidade discente da ECI.

Marielle Medeiros – representante discente Departamento de Teoria e Gestão da Informação:

Abaixo os pareceres que eu fiz, baseado nas atas das reuniões:

24 de setembro de 2014:

  • Mudança curricular na Museologia: estão sendo discutidas com o Colegiado do Curso, o NDE e o Departamento;

04 de dezembro de 2014:

  • Concurso para a área de Diplomática (Arquivologia);
  • Contratação de professor substituto para a área de Preservação de Acervos, visto que a professora concursada ainda não assumiu por questões burocráticas;

26 de fevereiro de 2015:

  • Aprovação da disciplina optativa de Preservação e Conservação de Acervo Documental, aproveitando uma nova professora substituta;
  • Concurso para a área de Preservação de Acervos (atendendo aos 3 cursos);
  • DTGI contemplado com 7 bolsas de monitoria;

09 de março de 2015:

  • Concurso para a área de Biblioteca Escolar;

Agora, segue informações que eu compartilhei com vocês.

  • A Escola está dividida: existe um grupo de professores que defende a divisão e contratação de professores especialistas para cada área, ou seja, bibliotecário dá aula para a Biblioteconomia e, assim com Arquivologia e Museologia. Existe um outro grupo que não pensa assim, mas quer assegurar vagas para seus amigos. Foi esse o problema que ocorreu no DOTI com a professora que é da Geografia.
  • Os Núcleos Estruturantes Docentes (NDE) são responsáveis pela estruturação dos cursos, ementas das disciplinas e mudanças curriculares. É necessário articular representantes para auxiliar os NDE’s, de modo que nossas reivindicações sejam ouvidas, mesmo que essa representação não seja legal e assegurada por estatutos.

Nando Gomes: Representante Discente Congregação

Data da reunião: 06 de março de 2015

Após os informes iniciais, o Professor Carlos Alberto Ávila Araújo, diretor da ECI, apresentou o primeiro item da pauta relacionado com os recursos impetrados pelas Professoras Adriana Bogliolo Sirihal Duarte, Cristina Dotta Ortega e professora Maria Guiomar da Cunha Frota junto à Congregação, relativos à eleição de membros do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Informou a todos que o recurso apresentado pela Professora Adriana Bogliolo Sirihal Duarte seria contra o resultado da eleição e das Professoras Cristina Dotta Ortega e Maria Guiomar da Cunha Frota seriam contra o fato de serem impedidas de votar na eleição de membros do Colegiado do Programa de Pós-Graduação (PPGCI). Após extensa discussão e análise dos recursos, foi colocado em votação o primeiro, apresentando o seguinte resultado: 10 (dez) votos a favor e 03 (três) abstenções, configurando que as Professoras Adriana Bogliolo (titular) e Profa. Alcenir Soares dos Reis (suplente) devem ser consideradas eleitas a partir do dia 18 de dezembro, data da eleição que motivou o recurso. Vale ressaltar que o voto desse representante foi a favor do recurso. Com relação ao segundo recurso, da Professora Cristina Dotta Ortega, o representante se absteve, uma vez que a mesma é sua orientadora no programa Pronoturno. O resultado foi o seguinte: 09 (nove) votos a favor do recurso e 05 (cinco) abstenções. Com relação ao recurso da Professora Guiomar, o representante votou contra, já que, após as análises do parecer apresentado pela Professora Cíntia Lourenço, verificou-se a improcedência do recurso. O resultado foi: seis (06) votos a favor do parecer (que refuta o recurso) e (05) cinco abstenções. Em seguida colocou em análise a solicitação da Professora Marta Araújo para participar do Projeto Sistema de gestão do conhecimento tecnológico da CEMIG. O Prof. Carlos Alberto leu o resumo do Projeto, lembrando que a Congregação precisaria referendar uma aprovação que já havia sido feita em Reunião da Câmara do Departamento. Votou-se e houve uma abstenção e 11 (onze) votos a favor do deferimento do Projeto. O representante votou a favor, já que considera ser de interesse da escola e dos alunos que esse tipo de convênio seja estabelecido. Logo em seguida o Professor Carlos Alberto informou sobre a futura estruturação de uma Comissão para organização dos eventos comemorativos dos 65 anos da Escola de Ciência da Informação e que este item seria discutido em uma próxima Reunião da Congregação.

Relatório de participação do representante discente nas reuniões da Congregação da ECI/UFMG

Representante: Fernando Cesar Gomes

Data da reunião: 16 de março de 2015

Iniciou-se a discussão a respeito do pedido de doação de mesa de higienização realizado pela Direção do pelo CEFET/UFMG. O Professor Adalson Nascimento informou que a mesa de higienização foi adquirida com recursos de um projeto de pesquisa financiado pela FAPEMIG coordenado por ele e desenvolvido em parceria com o CEFET-MG. Ficou decidido que a doação só será realizada após uma avaliação de uma comissão que trata do uso dos laboratórios e, consequentemente, dos materiais. O aluno representante foi a favor dessa decisão. Em seguida, o Presidente apresentou o pedido de Progressão Funcional da docente Profa. Mônica Erichsen Nassif do nível II para o nível III da classe de Professor Associado que foi aprovado com unanimidade de votos. Logo em seguida, iniciou-se a Eleição de Representantes titular e suplente da Escola de Ciência da Informação da UFMG junto ao Conselho Universitário da UFMG. Foram 02 (duas) inscrições realizadas, sendo: a Chapa 01 formada pelas Professoras Eliane Cristina de Freitas Rocha (titular) e Marta Eloisa Melgaço Neves e a Chapa 02 formada pelas Professoras Cíntia de Azevedo Lourenço (titular) e Dalgiza Andrade Oliveira. As cédulas de votação foram distribuídas aos 16 (dezesseis) membros presentes no momento da realização da eleição. A Comissão Apuradora dos votos foi composta pela Professora Célia da Consolação Dias e pelo servidor técnico-administrativo Walisson da Costa Resende. Os votos foram contabilizados e o resultado foi 08 (oito) votos na Chapa 01 e 08 (oito) votos na Chapa 02. O desempate foi feito de acordo com legislação específica. O Professor Carlos Alberto Ávila Araújo informou sobre o disposto no Artigo 30 do Regimento Interno da UFMG: “Nas eleições previstas neste Título, sempre que houver empate, será considerado eleito o servidor docente ou técnico-administrativo em educação mais antigo em exercício na UFMG e, no caso de persistir o empate, o mais idoso”. Nesse caso, consideraram-se eleitas as professoras Cíntia Lourenço e Dalgiza Andrade. O representante sente-se no direito de não declarar seu voto, já que o mesmo foi secreto.

Relatório de participação do representante discente nas reuniões da Congregação da ECI/UFMG

Representante: Fernando Cesar Gomes

Data da reunião: 27 de março de 2015

O estudante representante não pôde comparecer por motivos de trabalho, comunicando ao seu suplente o compromisso.

Sheila Coelho: Representante Discente Congregação e Colegiado de Arquivologia

Início em 30/09/2014

Reuniões

  1. Data: 15 de outubro (quarta-feira) às 15h.

Local: Sala da Congregação da ECI.

PAUTA:

– Ata da reunião do dia 08/09/2014: Lida e assinada

– Eleição do Coordenador do Colegiado: Chapa única, meu voto foi favorável à Profª Ivana/Profª Cíntia Arreguy.

  1. Data: 23 de outubro (quinta-feira) às 17h30min.

Local: Sala 2014 da ECI.

PAUTA:

– Homologação da Eleição da Coordenadora do Colegiado – aprovei.

  1. Data: 20 de março (sexta-feira) às 16h.

Local: Sala da Congregação da ECI.

PAUTAS:

– Demanda do curso para novas vagas de professores – Ainda não havia chegado à reunião. Atrasei-me por meia hora.

– Resolução CEPE Nº17/2014 (que regulamenta a realização de Exame de Comprovação de Conhecimentos) – tomei conhecimento.

– Referendar Relatório Final de Atividades e Prestação de Contas do Programa de Inovação e Qualidade no Ensino de Graduação – PIQEG – aprovei.

– Diversos: Enquadramento das disciplinas obrigatórias não cursadas pelos alunos do 3º período, devido à migração de sistemas – aprovei.

Início em 30/09/2014

Reuniões

  1. Data: 06 de outubro de 2014 – 2ª feira, às 14 horas.

Local: Sala de Congregação – 4º andar.

PAUTA:

  • Escolha da Banca Examinadora dos processos de promoção para classe de Professor Associado dos Professores: Adriana Bogliolo Sirihal Duarte e Maurício Barcellos Almeida
  • Diversos

Cheguei atrasada. Recebi a convocação às 11 horas do dia 06.

  1. Data: 01 de dezembro de 2014 – 2ª feira, às 14 horas.

Local: Sala de Congregação – 4º andar.

PAUTA:

  • Aprovação da proposta da Comissão para Estudo do Perfil de Referência e Matriz de Regime de Trabalho da Escola de Ciência da Informação. Aprovei.
  • Homologação do concurso de Avaliação de Desempenho Acadêmico para progressão para a classe de Professor Associado da carreira de Magistério Superior do professor MAURÍCIO BARCELLOS ALMEIDA. – Aprovei
  • Aprovação da Proposta de alteração da Resolução do Colegiado do Curso de Arquivologia que estabelece normas para distribuição de vagas remanescentes para reopção e rematrícula. Resolução Nº 001/2014. Aprovei.
  • Aprovação do Convênio a ser firmado entre a UFMG e Universitá degli Studi di Padova, Itália, a pedido da Professora Letícia Julião e da Diretoria de Relações Internacionais. Convênio de Cooperação Acadêmica em Museologia. Aprovei.
  • Aprovação do Convênio de Pesquisa a ser firmado entre a UFMG e a Universidade de Madeira, Portugal. Aprovei.
  • Alteração do nome do “Setor de Publicações” para “Setor de Comunicação”. Pauta transferida para maiores estudos.
  • Referendar o evento – 2º Fórum de Ação Cultural do Programa Carro-Biblioteca da Escola de Ciência da Informação, coordenado pela Professora Dalgiza Andrade Oliveira do DOTI – Foi aprovado, ad-referendum em 07 de novembro de 2014. Referendei
  • Referendar os processos de Afastamento do País e no País. Referendei.
  • Escolha de um representante docente, membro da Congregação, para compor o COMITÊ LOCAL DE AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO 2014 DA ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO, para fins de Progressão Funcional dos Servidores Técnico-Administrativos em Educação. Não me lembro de quem foi o escolhido.
  1. Data: 04 de dezembro de 2014 – 5ª feira, às 13 horas.

Local: Sala de Congregação – 4º andar.

PAUTA:

  • Homologação do concurso de Avaliação de Desempenho Acadêmico para progressão para a classe de Professor Associado da carreira de Magistério Superior do professor ADRIANA BOGLIOLO SIRIHAL DUARTE. Aprovei.
  • Discussão sobre a criação do Setor de Comunicação da ECI. Ainda não houve consenso.
  • Discussão da Proposta de Exclusão do turno da tarde do Curso de Biblioteconomia. Não opinei.
  • APROVAÇÃO do Projeto de Pesquisa coordenado pela Professora Renata Maria Abrantes Baracho Porto – Gestão da Informação para Fomentar a Sustentabilidade da Carteira de Geração de Energia Elétrica com Fontes Renováveis Alternativas com financiamento da FAPEMIG e CEMIG. A profª Cíntia Lourenço ofereceu-se para fazer um resumo sobre o Projeto, para fins de esclarecimento à Congregação.
  1. Data: 06 de março de 2015 – 6ª feira, às 14 horas.

Local: Sala de Congregação – 4º andar.

PAUTA:

  • Recursos impetrados pelas professoras junto à Congregação, relativos à eleição de membros do Colegiado do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação:
  • Adriana Bogliolo Sirihal Duarte – aprovei
  • Cristina Dotta Ortega – aprovei
  • Maria Guiomar da Cunha Frota – reprovei
  • Discussão sobre o destino das vagas do turno da tarde do Curso de Biblioteconomia – não teve discussão.
  • Solicitação de doação de mobiliário pelo CEFET/UFMG: não discutido
  1. Data: 16 de março de 2015 – 2ª feira, às 14 horas.

Local: Sala de Congregação – 4º andar.

PAUTA:

  • Eleição de Representantes titular e suplente da Escola de Ciência da Informação da UFMG junto ao Conselho Universitário da Universidade Federal de Minas Gerais – Foram 02 (duas) inscrições realizadas, sendo: a Chapa 01 formada pelas Professoras Eliane Cristina de Freitas Rocha (titular) e Marta Eloisa Melgaço Neves e a Chapa 02 formada pelas Professoras Cíntia de Azevedo Lourenço (titular) e Dalgiza Andrade Oliveira. Votei nas profªs Eliane e Marta.
  • Solicitação de doação de mobiliário pelo CEFET/UFMG – ainda não aprovado.
  • Progressão Funcional de Docente – Professora Mônica Erichsen Nassif do nível 02 para o nível 03 da classe de Associado – aprovei.
  1. Data: 27 de março de 2015 – 6ª feira, às 13h30min.

Local: Sala de Congregação – 4º andar.

PAUTA:

  • Aprovação da Ata da Reunião da Congregação realizada no dia 06/03/2015;
  • Aprovação da Ata da Congregação realizada no dia 16/03/2015;
  • Diversos

Não compareci devido à impossibilidade pessoal.

Postagem enviada pela aluna de graduação em Biblioteconomia: Nayara Nalier (Ocupa ECI)

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Publicado em 08/04/2015, em Uncategorized. Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

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