Fechado para balanço – Por uma ECI de to@s!

porumaeci

Quando chego à ECI antes de me direcionar ao meu estágio, gosto deitar no sofá (que com muito custo à gestão Ocupa comprou), ligar a televisão e me sentir parte desse mundo de alienação (já que não ainda não tenho televisão em casa.) ou simplesmente coar um cafezinho, pois o da lanchonete da Letras é R$ 0,80. Essa seria a minha rotina, no entanto, o diretório acadêmico está fechado.Até onde eu sei a gestão atual não compactua com essa realidade, eu só quero entender existe horário de funcionamento do D.A?

E quando falamos de uma ECI para todos, falamos de quem especificamente? Dos estudantes do prédio, (cada dia mais estamos afastados da nossa escola e sendo remanejados para o CAD 2, exterminando o pouco de interação que ainda existe em nós) , estamos falando da comunidade acadêmica interna e da comunidade externa? De quem estamos falando?

Será que o motivo do fechamento do Diretório está vinculado com a reportagem do Estado de Minas, a respeito do D.A FAFICH? Essa é uma das minhas especulações, mas também não estudamos e trabalhamos em um local público disseminador do conhecimento para retorná-lo para a sociedade e quando a sociedade bate a porta fechamos?

Bom escrever sobre pobre, preto, políticas públicas, almejar um local de interação para todos sinto que democratize a cultura, o acesso às unidades de informação me parece um tanto utópico. Pois quando a comunidade externa bate a nossa porta, simplesmente esquecemos as leituras de artigos, as teses, dissertações e fechamos a porta literalmente.

Penso que devemos pensar como seres políticos, lembrar que estamos na mesma atmosfera e criarmos estratégias de enfrentamento para a manutenção, permanência do Diretório Acadêmico e não simplesmente fechar os olhos. E essa questão não envolve apenas a universidade, a direção do nosso prédio, a gestão atual essa responsabilidade também recaí sobre nós estudantes da escola que não assume a postura de lutar pelo o nosso espaço e simplesmente preferem afastar e sair falando mal.

Madelaine Iracema

Graduanda em Biblioteconomia e futura bibliotecária militante

Coletivo de Mulheres Negras Bloco das Pretas, frente feminista do Coletivo de estudantes Negros.

Colaboradora do Blog do D.A/ Coluna Marginal

Publicado em 29/04/2015, em Diretório Acadêmico e marcado como , , . Adicione o link aos favoritos. Deixe um comentário.

Deixe um comentário

